logo wagner advogados
Há 40 anos defendendo trabalhadores, aposentados e pensionistas | OAB/RS 1419
Presente em 12 estados.

Concurso Nacional Unificado: ministra anuncia três convocações; quem não responder será desclassificado

Home / Informativos / Leis e Notícias /

19 de agosto, 2024

Lista de aprovados está prevista para ser divulgada no dia 21 de novembro

O Concurso Nacional Unificado (CNU) contará com três listas de convocação dos candidatos aprovados, e aqueles que não responderem a nenhuma delas serão desclassificados, conforme anunciou nesta quinta-feira (dia 15) a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

As provas do CNU serão realizadas neste domingo (dia 18), em 228 cidades brasileiras, com mais de 2,14 milhões de candidatos disputando 6.640 vagas em 21 órgãos públicos, na maior seleção do tipo já realizada no país. A lista de aprovados está prevista para ser divulgada em 21 de novembro.

— Eu queria que as pessoas ficassem muito atentas porque a gente faz três chamadas. Se as pessoas não atendem às três chamadas, elas estão fora. Na verdade, você é chamado na primeira, se não responde, chamamos mais gente na segunda. Se não responde, chamamos mais gente na terceira, e aí o curso de formação começa em janeiro — alertou Esther em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”.

Greve do Inep não deve impactar provas

Apesar da greve dos servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a ministra garantiu que o andamento das provas não será afetado. Segundo ela, o esforço logístico mobilizou cerca de 200 mil funcionários, o dobro do contingente envolvido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Cartão de confirmação

Dweck destacou a necessidade de os candidatos confirmarem seus locais de prova, especialmente devido a mudanças de última hora em algumas regiões. Até o momento, apenas 35% dos candidatos acessaram o cartão de confirmação. A ministra lembrou que, no Distrito Federal, o desafio logístico é maior, com 10% da população adulta prestando o concurso.

Os candidatos devem acessar o site do CNU (https://www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional), entrar na “Área do Candidato” com o login Gov.br, e verificar seu cartão de confirmação, do qual constam informações essenciais sobre o local e horário das provas.

Houve alterações em locais de prova em diferentes regiões, principalmente no Sul, onde escolas e universidades em Santa Maria e Porto Alegre enfrentaram problemas estruturais. Em São Paulo, uma faculdade onde as provas seriam realizadas fechou, e no Norte, a seca impactou os locais previstos.

As provas do CNU serão divididas em dois turnos, com início às 9h e às 14h30, respectivamente. Pela manhã, todos os candidatos realizarão uma prova discursiva e objetiva comum a todos os blocos. À tarde, será a vez das questões específicas de cada área, com mais ênfase nas áreas de concentração de nível superior. É obrigatório levar documento de identificação e caneta preta transparente.

Fonte: Extra (RJ)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *