logo wagner advogados
Há 40 anos defendendo trabalhadores, aposentados e pensionistas | OAB/RS 1419
Presente em 12 estados.

TJDFT alerta sobre tentativa de golpe envolvendo pagamento antecipado de honorários

Home / Informativos / Leis e Notícias /

03 de julho, 2023

O TJDFT alerta a população para a constante necessidade de atenção e cuidado com relação às inúmeras tentativas de golpes aplicados em nome do Tribunal, em especial no meio virtual.

Recentemente, o TJDFT foi informado de que usuários receberam mensagem por WhatsApp referentes a processos do Tribunal.

No falso comunicado, os mensageiros utilizam de dados do usuário (nome e a informação de empresa em que o usuário de fato tem uma ação trabalhista), e condiciona o pagamento da ação judicial ao pagamento antecipado dos honorários advocatícios.

Contudo, o falso comunicado tem a apresentação diferente dos documentos timbrados do TJDFT, utilizando-se de logomarca antiga, distorcida e fora do padrão das comunicações oficiais do órgão. Além disso, a OAB informada no falso documento não é da advogada citada; o processo não é do TJDFT; e o CNPJ informado é do TJMT.

O TJDFT já notificou a Segurança, para adoção das medidas cabíveis.

Meios de comunicação oficiais
O TJDFT ressalta que é extremamente importante entrar em contato com o órgão por meio de seus canais oficiais de comunicação (confira no link Endereços e Telefones no site do TJDFT), bem como a Ouvidoria do TJDFT e o Alô TJ, e nunca ligar em qualquer número que esteja nesses documentos e e-mails, ou clicar em links disponíveis nos mesmos, sem a prévia confirmação.

Outra orientação importante é pesquisar na internet os números dos telefones informados em documentos ou e-mails recebidos. É comum haver registro sobre eles nos sítios eletrônicos de reclamação. Verificado que se trata de fraude, relate o fato, nestes mesmos sites, para ajudar outras possíveis vítimas.

Caso a comunicação recebida oriente clicar em determinado endereço de internet, observe a extensão das páginas indicadas. Os sites de internet de órgãos públicos oficiais brasileiros tem endereços que terminam em .jus.br (Poder Judiciário), .gov.br (Poder Executivo) e .leg.br (Poder Legislativo).

Fonte: TJDFT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *