logo wagner advogados
Há 40 anos defendendo trabalhadores, aposentados e pensionistas | OAB/RS 1419
Presente em 12 estados.

FOLHA DE S. PAULO: PARTICULARES SUPERAM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS

Home / Informativos / Leis e Notícias /

09 de setembro, 2008

Faculdades particulares alcançaram a pontuação mais alta no Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC), superando todas as universidades públicas. O maior destaque ficou com a Fundação Getulio Vargas: três de suas faculdades estão entre as quatro instituições de ensino com maior IGC, à frente da Universidade Federal de SP (Unifesp), que atingiu a melhor nota entre as universidades.

A Escola Brasileira de Economia e Finanças da FGV, no Rio, ficou com 483 pontos na escala até 500, o melhor desempenho geral. Ela tem um único curso de economia. Já a Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, também no Rio, ocupou o terceiro lugar geral, com 467 pontos, seguida pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, com 458. Das seis faculdades que superaram a Unifesp, apenas o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) é público.

Para o MEC, não é possível comparar universidades com faculdades nem centros universitários, porque cada instituição tem perfil e missão diferentes. Por isso, o MEC divulgou três listas separadas com os resultados. Entre as dez universidades com melhor desempenho, nove são federais e só uma particular.

– Não é recomendável a comparação entre instituições com perfil acadêmico diferente. O número de alunos atendidos numa faculdade é uma fração diminuta da abrangência de uma universidade – disse o ministro Fernando Haddad.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *