logo wagner advogados
Há mais de 30 anos defendendo exclusivamente os trabalhadores | OAB/RS 1419
Presente em 12 estados.

SINASEFE garante pagamento do adicional noturno para servidores com dedicação exclusiva

Home / Informativos / Wagner Destaques /

15 de julho, 2020 por Luiz Antonio

Ação proposta pela Seção Sindical de Santa Rosa do Sul beneficia docentes com DE que não estavam recebendo o adicional.

O adicional noturno é direito previsto para trabalhadores com jornada de trabalho entre as 22 e as 5 horas. A cada hora trabalha deve ser acrescido 25% do valor/hora.

Diante disso, o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) , Seção de Santa Rosa do Sul, com a assessoria jurídica de Wagner Advogados Associados, ingressou com demanda judicial para garantir o pagamento do adicional aos docentes com jornada noturna que, em face de receberem Dedicação Exclusiva (DE), não estavam sendo contemplados com o benefício em folha.

Segundo a interpretação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IF Catarinense), o recebimento da DE era incompatível com o pagamento de parcelas como o adicional noturno.

Na demanda também foi pleiteado que o fator divisor para cálculo do adicional fosse de 200 horas mensais, posto que esse corresponde à jornada de 40 horas semanais prevista na Lei 8.112/90.

Em julgamento da 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, foi reconhecido o direito dos docentes com DE ao recebimento do adicional noturno com uso do fator divisor de 200 horas.

Segundo o Relator, “a condição de exclusividade do magistério não consubstancia impedimento ao pagamento cumulativo/conjunto do adicional noturno, mesmo em face do acréscimo recebido no vencimento dos docentes relativo à exclusividade, sobretudo à míngua de disposição legal que vede a percepção conjunta dessas rubricas”.

A decisão se tornou definitiva e o processo seguirá para cálculos dos valores devidos.

Nos acompanhe nas redes sociais:

Facebook: @WagnerAdvogados
Twitter: @W_advogados
Instagram: @wagner_advogados
Canal WAA no YouTube

Fonte: Wagner Advogados Associados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

App - Wagner Advogados