LER/DORT: Previna-se!

4 de abril de 2017

A síndrome que acomete o sistema osteomuscular está diretamente relacionada a condições inadequadas de trabalho.

O avanço da tecnologia nos proporcionou maior conforto em relação às épocas anteriores. Temos mais praticidade, automação de processos, mais acesso à informação, entre outras comodidades. Contudo, se por um lado a tecnologia traz benefícios, por outro, ela pode provocar sérios riscos a nossa saúde. Um deles é LER/DORT.

As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são entendidas como síndromes, caracterizadas pela ocorrência concomitante, ou não, de diversos sintomas relacionados aos nervos, músculos e tendões. Geralmente, LER/DORT é relacionada a inadequadas condições de trabalho, resultantes da sobrecarga das estruturas anatômicas do sistema osteomuscular, associada à falta de tempo para a recuperação.

Sintomas

O sintoma mais frequente e característico de LER/DORT é a dor. De início, se manifesta de forma leve, porém, após algum tempo, torna-se intensa e contínua, prejudicando a produtividade e o sono do trabalhador. Em virtude dos sintomas, as LER/DORT costumam ser classificadas em diferentes graus. É importante que o trabalhador conheça as características da doença em cada estágio, pois a cura depende do diagnóstico precoce e do efetivo tratamento. Justamente pelo uso de tecnologias, como computadores e telefones celulares, as partes do corpo mais afetadas são as mãos, punhos, antebraço, cotovelos, braços, ombros e regiões da escápula e do pescoço.

Fatores de Risco

Os fatores relacionados ao aparecimento da síndrome são:

Físicos ou Biomecânicos: Movimento repetitivo excessivo, força muscular exagerada, postura prolongada ou incorreta e/ou condicionamento físico insuficiente.

Organizacionais: Natureza repetitiva do trabalho, problemas de comunicação com a chefia ou com os colegas,  ausências de rodízios ou pausas na organização do trabalho, obrigatoriedade de manter o ritmo acelerado para atingir as metas de produtividade.

Psicossociais: Relacionados a quadros de ansiedade, depressão e, principalmente, de estresse ocupacional causado pelas percepções subjetivas que o trabalhador tem dos fatores de organização do trabalho, tais como: ausência de autonomia, pressão cotidiana e perfeccionismo.

Portanto, para prevenir o surgimento da doença no ambiente de trabalho, o empregador deve providenciar a identificação dos fatores de risco, como posições forçadas e por tempo prolongado, e adequar os postos de trabalho, realizando programas de ginástica laboral e adotando pausas para descanso, entre outras medidas. Já o trabalhador tem de se prevenir por meio de condicionamento físico, e também identificar fatores de risco em seu ambiente de trabalho.

LER/DORT são doenças decorrentes das novas formas de trabalho e costumam atingir aqueles que estão no auge de sua produtividade, isto é, na faixa etária de 20 a 40 anos, e podem levar a algum grau de incapacidade. Em certos casos, até a aposentadoria por invalidez.

O servidor público acometido de tais doenças encontra proteção na legislação. De acordo com o Regime Jurídico Único, aqueles que apresentam sintomas característicos de algumas das moléstias, enquadradas como LER/DORT, fazem jus à licença para tratamento de saúde. Entretanto, prevenir-se ainda é a melhor opção.

Fonte: Wagner Advogados Associados.